Huka-huka

No mundo todo, as artes marciais são associadas à cultura oriental. Lutadores ícones como Bruce Lee (China/EUA) e Miyamoto Musashi (Japão), além dos famosos ninjas, comprovam esta regra. Porém, no início do século XXI houve uma rápida popularização do UFC (Ultimate Fighting Championship). Assim, vários lutadores ocidentais, principalmente do Brasil, ganharam fama internacional. Exemplos desta nova fase das artes marciais são a Família Grace, pais do Jiu-Jitsu brasileiro, Anderson Silva, Antônio Rodrigo “Minotauro” Nogueira, entre outros campeões.
Continuar lendo

Viet Vo Dao

Viet Vi Dao é uma arte marcial vietnamita.

 Não se conhece muito bem a origem das artes marciais do Vietnã, mas imagina-se que elas tenham nascido juntamente com o país e em função de seu imperador Hung Vuong I, o que representaria mais de quatro mil anos de existência. Há diversos registros encontrados nas pinturas de cavernas que mostram o povo da região em cenas de luta com ou sem armas. Embora historicamente o país tenha problemas de relação com a China, é de se considerar que parte do pensamento filosófico do Vietnã venha do país vizinho, já que a China polarizou a influência cultural do extremo-oriente.

Muay Thai

O Muay Thai, também conhecido como boxe Tailandês, é um esporte originado na Tailândia, com mais de 1000 anos de existência. O esporte teve muita popularidade, pois na época em que começou teve o apoio do rei da Tailândia, conhecido como Tigre, o mesmo foi um dos maiores lutadores da história da Tailândia, e por sua popularidade o treinamento também era ensinado nas escolas, além de ser obrigatórios para os soldados. Já no Brasil o Muay Thai chegou no ano de 1979. Em 1980 foi inaugurado a primeira associação e em 1981 foi disputado o primeiro campeonato entre o Rio de Janeiro e o Paraná.

Conhecido como um esporte de combate muito violento, com o uso dos cotovelos, joelhos, golpes com a canela, chutes e também golpes giratórios.

As Cotoveladas podem ser usadas em diversos ângulos, como na diagonal, para cima ou para baixo. Esse golpe é mais usado quando a distância para o adversário é pequena.

Os Joelhos são usados em 4 golpes diferentes: kao dode – pulo para cima e com a mesma perna é dado um golpe com o joelho; kao loi – pulo para o lado e com a mesma perna se da à joelhada; kao tom – joelhada para cima em linha reta e o kao noi onde a joelhada busca a coxa ou a barriga do adversário.

Os socos também são utilizados de 4 formas: jab – soco com a mão da frente buscando o queixo do adversário; o direto é com a mão de trás buscando também o queixo; cruzado é o que cruza a linha frontal do adversário e o upper é o soco de baixo para cima buscando o queixo.

Os chutes no muay thai são utilizados com o pé ou com a canela e existem 3 formas: round kick o chute circular que busca a coxa, canela ou cabeça, front kick é o chute frontal que busca a defesa de um golpe e já preparar para o ataque, spin back kick com um giro acerta o adversário com o calcanhar.

Esta arte tem técnicas de ataque e defesa, e é um tipo de arte marcial onde existe muito atrito com o adversário.

Nos tempos em que o Muay Thai surgiu na Tailândia, os monges budistas tinham a tradição de tatuar o corpo para se ter a proteção divina, e com isso também acreditam que têm a capacidade de conseguir a admiração dos adversários. E esta tradição também existe no Brasil, a grande maioria dos lutadores tem tatuagens pelo corpo. O simbolo no muay thai é a cobra Naja, pois como a Naja os lutadores devem ter um bote veloz e preciso e também bom reflexo.

Referências:
http://esporte.hsw.uol.com.br/muaythai5.htm
http://www.sobresites.com/artesmarciais/muaythai.htm

Arquivado em: Artes Marciais

Krav Magá

O Krav Magá, do hebreu “combate próximo/de contato”, é uma técnica de luta que visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com movimentos simples, rápidos e diretos usados para revidar situações de violência do cotidiano, dando ao cidadão comum uma forma de se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. A técnica foi desenvolvida em Israel na década de 1940 por Imi Lichtenfeld, que utilizava técnicas de brigas de rua para defender seu bairro contra grupos fascistas antissemitas em Bratislava, capital da Escócia. A técnica envolve golpes de luta, agarramento e diversos tipos de golpeamentos.
Continuar lendo

Sumô

O sumô é uma luta de origem japonesa, na qual dois lutadores se enfrentam em um ringue de formato circular (sem as “cordas” como as de boxe). O objetivo da luta é derrubar o adversário ou empurrá-lo para fora do ringue. Não são permitidos socos, chutes, etc.

No Japão o sumô é um esporte muito popular, onde os lutadores profissionais são muito famosos, mesmo porque os torneios são transmitidos inclusive pela televisão. Os torneios normalmente duram 15 dias.

A origem do sumô é um tanto mitológica. Muitas tradições são mantidas ainda hoje. Antes do início de torneios e lutas existe uma série de rituais seculares.

Durante a luta, é usado apenas o mawashi, ou seja, uma faixa de tecido grosso, que cobre suas partes intimas. O mawashi é enrolado em volta da cintura do lutador e pode ser agarrado pelo adversário com a finalidade de efetuar golpes.

As lutas são extremamente rápidas, tanto que uma luta normalmente não passa de 15 segundos. Nas raras ocasiões em que chega a quase um minuto, os torcedores vão a loucura.

O sumo foi trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses no início do século 20. Já em1914 aconteceu o primeiro campeonato, no interior de São Paulo. Em 1998 foi criada a Confederação Brasileira de Sumo, sendo que o Brasil sediou o primeiro Campeonato Mundial de sumô disputado fora do Japão em 2000.

Ao contrário do que se pode pensar, no Brasil não são somente homens obesos que podem praticar o esporte. Mulheres e crianças também praticam o esporte, e o sobre peso não é um pré-requisito no Brasil, ao contrário do Japão.

Recentemente no Brasil foi adotada a categorização por idade (até o juvenil) e por peso (para os lutadores adultos). As categorias são as seguintes:

– Mirim – até 13 anos.
– Infantil -13 a 16 anos.
– Juvenil -16 a 19 anos.
– Adulto Leve – 85 kg para homens e 65 kg para mulheres.
– Adulto Médio – 85 kg a 115 kg para homens e 65 kg a 85 kg para mulheres.
– Adulto Pesado – acima da 115 kg para homens e acima e 85 kg para mulheres.
– Adulto Absoluto – sem limite de peso.

A tradição é muito respeitada, sendo que a vitória não é muito comemorada, por respeito ao adversário.

Fontes
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SUMÔ. Acessado em: 27 de mar. de 2008. Disponível em: http://portal.esporte.gov.br/snear/cdn/infoEntidades.jsp?identidade=116

Arquivado em: Artes Marciais

Taekwondo

O Taekwondo é uma arte marcial original da Coréia, onde surgiu a mais de 2000 anos.

 Taekwondo significa “caminho dos pés e mãos através da mente”. O objetivo do Taekwondo é, através do treinamento, possibilitar ao praticante adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, respeito, disciplina e humildade.

Continuar lendo

Wushu

Wushu é o nome da arte marcial conhecida no Brasil como Kung Fu.

 O termo Wushu é proveniente do japonês, porém possui várias adaptações em outros idiomas para representar a mesma coisa. Em chinês, significa arte da guerra, literalmente. Mas também significa na China qualquer atividade praticada com perfeição, sem estar ligado necessariamente a artes marciais. Mais recentemente, o nacionalismo exacerbado do governo chinês impôs o uso do termo Kuoshu, que significa arte nacional, para representar a arte marcial. Em suma, os termos Wushu, Kung Fu e Kuoshu são intercambiáveis.