Arte Árabe Contemporânea

O nascimento da arte árabe contemporânea não pode ser entendido sem que se leve em conta as mutações culturais que floresceram nos dois últimos séculos. As mudanças ocorridas na esfera político-econômica do Egito no século XIX, especialmente a partir do avanço europeu sobre outras regiões do Planeta, marcado principalmente pela entrada do exército de Napoleão no Egito, seguido posteriormente pela crescente atração que diplomatas, militares e comerciantes sentiram pelo Oriente, despertaram uma intensa apreciação pela produção artística oriental.
Continuar lendo

Definição de Arte

A designação do termo Arte vem do latim Ars, que significa habilidade. É definida como uma atividade que manifesta a estética visual, desenvolvida por artistas que se baseiam em suas próprias emoções. Geralmente a arte é um reflexo da época e cultura vivida. A Arte existe desde os primeiros indícios do desenvolvimento do homem, inicialmente utilizada para suprir necessidades de sobrevivência, como utensílios de cozinha e inscrições em cavernas. No Século V a. C., era considerada técnica, do grego tékn, onde esculturas e pinturas eram aprimoramentos técnicos.
Continuar lendo

Arte na Educação Infantil

Até recentemente a educação infantil não estava inserida no ciclo básico, mas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 permitiu que este estágio pedagógico encontrasse sua própria posição no esforço de formação das crianças; da mesma forma a arte abriu caminho neste espaço pioneiro, uma vez que ela exerce uma tarefa essencial nesta esfera educacional, englobando os fatores do conhecimento, da sensibilidade e da cultura. Continuar lendo

Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa era basicamente a intenção dos modernistas.
Continuar lendo

Arte Renascentista na Itália

Entre os anos de 1300 e 1650, a arte renascentista desenvolve-se na Itália. Naquele momento, as artes estavam submissas aos dogmas e pensamentos católicos. Portanto, afirma-se que o Renascimento foi um período revolucionário em que os artistas buscavam um maior entendimento sobre a humanidade, a natureza e o mundo. Entre outras características, os renascentistas foram fortemente influenciados pela filosofia, ciência e literatura produzida na Grécia e na Roma Antiga. A arte renascentista demarcou a passagem entre o fim da Idade Média para o começo da Idade Moderna. O Renascimento surgiu em Toscana, cidade localizada entre Florença e Siena. Tempo depois, foi disseminado por outros países da Europa.
Continuar lendo

O que é Arte?

A palavra arte é uma derivação da palavra latina “ars” ou “artis”, correspondente ao verbete grego “tékne”. O filósofo Aristóteles se referia a palavra arte como “póiesis”, cujo significado era semelhante a tékne. A arte no sentido amplo significa o meio de fazer ou produzir alguma coisa, sabendo que os termos tékne e póiesis se traduzem em criação, fabricação ou produção de algo.
Continuar lendo

Urban Trash Art

Pegar entulho pelas ruas e fazer esculturas: essa foi a ideia de Rodrigo e Padô, artistas plásticos paulistanos que fazem o lixo da cidade de São Paulo virar URBAN TRASH ART

“A gente pega lixo nas ruas, em caçamba, no meio do entulho, sofá velho, restos de material cenográfico e transforma em esculturas em locais públicos”, resume Rodrigo Machado, 37 anos, que criou o termo e o projeto Urban Trash Art (Arte com Lixo Urbano) junto com seu amigo, Cleber Padovani, 28 anos, vulgo Padô.

Continuar lendo

Carnaval de Veneza

O Carnaval de Veneza, cidade idílica localizada na Itália, é totalmente diverso da idéia que se tem desta festa. É uma celebração mítica e seduz um número infinito de visitantes que se concentram todos os anos nas cercanias da Praça São Marcos, apesar das baixas temperaturas e dos constantes prenúncios de marés altas que invadem sem maiores pudores as cercanias da Piazza.
Continuar lendo