Cinema Hollywood

Hollywood é um dos símbolos do poderoso cinema estadunidense.

 A cidade de Hollywood está localizada no estado da Califórnia. Trata-se, na verdade, de um distrito da grande Los Angeles, cidade que se tornou referência cultural nos Estados Unidos. Hollywood acumulou ao longo da história várias empresas cinematográficas que obtiveram repercussão mundial.

Hollywood tem cerca de 60 Km² de área e uma população em torno de 200 mil habitantes. O investimento na indústria cinematográfica a colocou em destaque cultural no mundo. Em torno da sétima arte a cidade cresceu e baseou sua economia. Hoje, conta com dezenas de estúdios e recebe várias cerimônias de gala que envolvem premiações e homenagens públicas. Os teatros da cidade servem de palco enormes concertos e também para as principais estreias nas telonas. A elevação do potencial econômico da cidade a caracterizou como lar de celebridades e de uma população bem condicionada financeiramente.

A forte vinculação entre o cinema e a cidade tornou a palavra Hollywood uma metonímia da sétima arte nos Estados Unidos. Quando se fala em cinema estadunidense, logo se pensa na produção advinda do celeiro cinematográfico na Califórnia. Na prática, a indústria do cinema já extrapolou a determinação física da cidade de Hollywood. Atualmente, já avança pelas pequenas cidades vizinhas na região de Westside. Mas vale lembrar que Hollywood, embora seja grande e rica o suficiente para ser uma cidade independente, é um distrito de Los Angeles. Somente em 2006 que alguns deputados da Califórnia apresentaram uma requisição para que Hollywood fosse independente. Foi esta medida que, na verdade, definiu os limites territoriais. Curiosamente, o governador da Califórnia à época que sancionou a delimitação territorial era exatamente um ator hollywoodiano, Arnold Schwarzenegger. Ainda assim, mesmo que tenha porte para ser uma cidade, Hollywood não possui governo municipal e continua submetida a Los Angeles, há apenas um prefeito honorário que representa o distrito em cerimônias.

O Cinema Hollywood ficou famoso por suas megaproduções, carregadas de efeitos especiais e investimento pesado. É determinante no perfil cultural dos estadunidenses e influente no mundo todo. A estética hollywoodiana, dotada de muita ação, cenas rápidas, roteiros diretos e dualidades claras é predominante no mundo. Hollywood estabeleceu um padrão de referência no cinema mundial, o que não significa que é o melhor ou o único a ser seguido. Mas, devido a essa forte influência, há certo desconforto no grande público quando se depara com estéticas diferentes, com roteiros mais lentos, menos ação e mais complexidade e subjetividade, por exemplo. De toda forma, é inegável a importância simbólica de Hollywood para o cinema mundial. Todo ano é realizada a premiação do Oscar em Hollywood, no Teatro Kodak, e atores e cineastas do mundo todo almejam conquistar uma das famosas estatuetas. Geralmente, claro, a maior parte dos prêmios é atribuído às produções locais. No fundo, é uma premiação estadunidense e semeia a disputa entre os estúdios Paramount, Universal e Nickelodeon, por exemplo, que são três grandes do cinema mundial. Para eternizar os atores e as atrizes do Cinema Hollywood, o distrito californiano conta também com a mundialmente conhecida Calçada da Fama.

Fontes:
http://www.hollywood.com/
http://cinemahollywood.com/content.aspx?pageId=646

Arquivado em: Cinema

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *