Dança do Ventre

A Dança do Ventre, até onde se sabe, remonta a tempos ancestrais. Há registros em cavernas de mulheres dançando com o ventre à mostra, enquanto os homens dançavam para obter favores da Natureza, como chuva e caça. Esta coreografia, portanto, é a dança feminina mais antiga de que se tem notícia. Ela pertence à era do Matriarcado, provavelmente adotada em rituais sagrados ligados ao culto da Deusa-Mãe, e destinada exclusivamente às mulheres.
Continuar lendo

Prêmio Shell

Prêmio Shell de Música

Este tributo é concedido aos melhores nomes da música popular brasileira. A empresa multinacional conhecida como Shell oferece o patrocínio necessário para, anualmente, realizar este renomado acontecimento cultural, gerado em 1981. O Prêmio Shell de Música é um investimento pioneiro no setor empresarial nacional.
Continuar lendo

Música Indie

A música indie nada mais é que o rock independente nascido no Reino Unido e nos Estados Unidos ao longo dos anos 80. Os artistas que seguem esta trajetória desejam percorrer um caminho mais distante do mercado musical de natureza predominantemente comercial. Eles fazem questão de preservar sua autonomia e o domínio integral de sua música e da carreira profissional.
Continuar lendo

Ballet Clássico

O termo Balé ou Ballet refere-se a uma modalidade de dança e à sua execução. Esta expressão provém do italiano ballare, com o sentido de ‘bailar’. Ele nasceu justamente na Itália, em pleno Renascimento. Sua origem remonta às apresentações de um estilo teatral conhecido como pantomima, no qual os atores só se expressavam através da fisionomia e de movimentos corporais, normalmente sem preparo prévio.
Continuar lendo

Valsa

Valsa é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam separados) e o laendler (dança campestre, na Alemanha). Importante pontuar que a valsa surgiu primeiramente como uma dança, sendo posteriores as composições das valsas como música.
Continuar lendo