Viet Vo Dao

Viet Vi Dao é uma arte marcial vietnamita.

 Não se conhece muito bem a origem das artes marciais do Vietnã, mas imagina-se que elas tenham nascido juntamente com o país e em função de seu imperador Hung Vuong I, o que representaria mais de quatro mil anos de existência. Há diversos registros encontrados nas pinturas de cavernas que mostram o povo da região em cenas de luta com ou sem armas. Embora historicamente o país tenha problemas de relação com a China, é de se considerar que parte do pensamento filosófico do Vietnã venha do país vizinho, já que a China polarizou a influência cultural do extremo-oriente.

As artes marciais do Vietnã desenvolveram-se também no contexto conflituoso com os vizinhos, forçando o melhoramento na defesa contra os ataques sofridos por estrangeiros. Mais uma vez, a China foi o principal opositor. Ao longo de vários séculos de batalhas, o Vietnã desenvolveu uma prática marcial peculiar e característica de sua cultura e região. Academias de artes marciais existiam entre os vietnamitas desde o século XI. No ano de 1284, o general Thanhung Dao reuniu os dirigentes de todas as escolas de artes marciais do Vietnã para alertá-los sobre a ameaça de invasão dos mongóis, solicitando que eles se unissem para formar uma defesa solidificada e eficaz contra os invasores. Assim, todas as técnicas marciais que eram praticadas foram apresentadas e formatadas em um modo homogêneo. A arte marcial surgida dessa aglutinação homogênea de todas as técnicas precedentes foi inicialmente chamada de Vo Thuat, que significa a arte do combate com as mãos. Mais tarde, a denominação mudou para Viet Vo Dao, que significa “o caminho vietnamita das artes marciais”.

O Viet Vo Dao demonstrou sua eficiência logo que foi criado. A nova arte marcial do Vietnã foi fundamental para permitir que os vietnamitas derrotassem os mongóis. Todavia, o futuro do Viet Vo Dao passou por diversas complicações. O Vietnã se separou em vários estados, o que fez fragmentar a arte marcial, mas também forçou o desenvolvimento de muitos novos conceitos. Já no século XIX, o Vietnã foi colonizado pela França, que impediu a prática de artes marciais no país. Porém elas continuaram existindo clandestinamente. Somente no século seguinte que as escolas de artes marciais voltaram a existir livremente no país e as técnicas evoluíram em vários sentidos.

Fonte:
http://cpam.planetaclix.pt/vietvodao.html

Arquivado em: Artes Marciais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *